Biotério Central da Universidade Federal de Minas Gerais - BIOCEN

O Biocen/UFMG (Biotério Central da Universidade Federal de Minas Gerais) é uma Infraestrutura de Apoio Institucional à Pesquisa que tem por missão produzir ratos e camundongos com padrão genético e sanitário definidos para atender as atividades de ensino e pesquisa científica.

Trata-se de uma plataforma de natureza técnico-científica instalada em edificação de 2.064 m 2 , localizada no Campus da Pampulha da UFMG em Belo Horizonte - MG. O Biocen/UFMG conta com moderno parque de equipamentos e equipe técnica altamente qualificada para trabalho em nível de barreira sanitária elevada para produção de roedores com status sanitário SPF (Specific Pathogen Free).

A estrutura do Biocen/UFMG é constituída por um Comitê Gestor subordinado à Pró-Reitoria de Pesquisa, um Coordenador, um Subcoordenador e corpo técnico/administrativo multidisciplinar composto por 32 servidores federais (veterinários, biólogos, enfermeiros, técnicos de laboratório/bioteristas, assistentes de laboratório, técnicos e auxiliares de enfermagem, auxiliares e assistentes administrativos), 7 contratados celetistas e 8 bolsistas de apoio técnico.

A criação dos roedores no Biocen/UFMG segue as normativas legais e éticas de forma a garantir o bem-estar dos animais e é ajustada conforme demanda programada. O fornecimento é condicionado à apresentação do certificado de aprovação do projeto pela CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais) da instituição.

O Biocen/UFMG cria e fornece camundongos das linhagens C57BL/6JUnib, Balb/cAnNCrl e Crl:CD1 bem como ratos Wistar Hannover. O portfólio de serviços oferecidos pelo Biocen/UFMG inclui também o monitoramento ambiental e de insumos, bem como o monitoramento sanitário dos animais (exames parasitológicos e diagnósticos moleculares por PCR e sorologia, conforme lista da FELASA).

Para conhecer mais sobre o Biocen/UFMG e obter informações para a solicitação de animais acesse o link Site Biotério UFMG ou entre em contato pelo Telefone: (31) 3409-3865 ou e-mail: bioteriocentral@prpq.ufmg.br.